Resenha: O Teste - Joelle Charboneau

Olá, galerinha!! Como estão?
A faculdade voltou há um mês e eu me iludi achando que conseguiria acompanhar meu ritmo de leitura, só que a realidade foi bem diferente...
MAS! Ontem terminei O Teste e, olha, que livro maravilhoso. Já antecipo para os fãs de distopias como Jogos Vorazes: a leitura é certa!
Então vamos ao que interessa!


Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.



Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Editora: Única
Nº de páginas: 320
Onde comprar? Submarino(Box SUPER barato) 


Eu sei que já faz muito tempo que este livro foi lançado - 2014, se não me engano -, e estou com ele na minha estante desde aquela época. A Anne leu antes de mim, o que é muito comum, e no final do mês passado eu decidi dar uma chance para O Teste, e preciso dizer: foi uma das minhas melhores decisões pelo menos naquele mês.


Malencia Vale é moradora da Colônia Cinco Lagos, a menor da Comunidade das Nações Unificadas. No dia de sua formatura, ela percebe que a vida de criança acabou. Ou ela será escolhida para participar do Teste e ir para a faculdade, ou terá que arranjar um trabalho sem-graça e maçante na Colônia.
Anos atrás, o pai de Cia foi um dos escolhidos e por fim tornara-se um dos muitos que ajudaram na reconstrução do mundo pós-guerra. Nenhum de seus irmãos mais velhos foi escolhido e há muito tempo que nenhum representando da Colônia Cinco Lagos fez parte do Teste. A probabilidade é desencorajadora,
Mas ela é escolhida.
O clima ao seu redor é de êxtase e tristeza, pois provavelmente Cia nunca mais verá seus amigos e familiares da Colônia Cinco Lagos. As reações são normais, mas seu pai, embora orgulhoso, mostra-se preocupado com o futuro da filha. Ele conta para ela os sonhos que tem sobre o Teste, do tempo que passou lá, e pede à filha que não confie em ninguém. Cia concorda mesmo que a postura do pai possa soar um pouco exagerada. Mas, logo ao embarcar no planador que a levará para Tosu City, a capital da Comunidade das Nações Unificadas, ela percebe que aquilo não será uma brincadeira.
E poderá até mesmo custar a sua vida.


Gostei MUITO da história, que lembra muito a série Jogos Vorazes e Divergente(quando Convergente ainda não tinha sido lançado para cagar a história). Adoro distopias, principalmente uma que não está tão longe assim da realidade. Conforme Cia narra os acontecimentos que precederam esse novo mundo, vemos que não estamos muito distantes do ocorrido.
Preciso admitir, a escrita não me agradou muito no começo. Não sei se o problema foi a tradução do livro ou se a escrita da autora é assim, mas, de qualquer maneira, no início foi um pouco difícil me acostumar. Fiquei com preguiça de continuar e li bem arrastadamente.


Contudo, uma vez acostumada, tudo fluiu. Há partes engraçadas, partes sérias, partes que dão um pouquinho de nojo. As criaturas modificadas me deram uma lembrança gostosa de Jogos Vorazes, o que me fez gostar ainda mais do livro. Se pensar bem, ele é bem parecido com as duas sagas citadas acima, mas tem um toque único que o torna especial.
As personagens são bem construídas e divertidas, embora nenhuma tenha me cativado completamente. Vocês terão que ler para tirar suas conclusões!
Da minha parte, é recomendadíssimo!

APROVEITEM!

Até a próxima, bitches!
XOXO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Livros Engraçados (e sexy) pra caramba!

Resenha: Infâncias Roubadas - Angela Marsons

Resenha: Rastros de Sangue - Maya Avilo